sexta-feira, 1 de julho de 2011

Das disciplinas que mais gostei

Sempre que olhei o currículo de disciplinas do curso me arrepiava só de ler as tais que acabam com "ia", tipo sociologia, antropologia, filosofia. De fato, sociologia e antropologia não foram as minhas melhores experiências acadêmicas, acabei as duas com pouco mais do que a média e não sei para que me serviram. Atribuo isso a alguns fatores, os professores, turmas grandes, desatenção, nenhum interesse no assunto discutido. A cada aula um assunto que entrava num ouvido e saía no outro sem efeito algum. Pois bem, das três "ias" que o currículo me reservava, deixei para o penúltimo semestre de curso filosofia. A disciplina que eu teria que ter feito no segundo semestre, lá meio bixo ainda. E hoje, afirmo, não podia ter feito melhor em deixar ela para trás.

Início do primeiro semestre de 2011, não tinha tido férias e encarava uma nova realidade, pela primeira vez estudando e trabalhando. Na primeira terça-feira eu caio de pára-quedas num bloco longe dos da Comunicação, numa sala gigante, numa turma de colegas que, no máximo, conhecia de vista e alguns nem sonhava que habitavam a Unisc no mesmo turno que eu. Lembrando que eu não estava sozinha, as amiguinhas companheiras de sempre, estavam lá comigo. Eu, a Nessa e a Daia saímos da primeira aula com a melhor impressão da professora e da disciplina.

Foram aulas sobre Platão, Sócrates, Descartes, Aristóteles, a única disciplina que me fez ter um caderno completo, gabaritar uma prova e responder questões com facilidade. Atribuo isso a ligação feita entre a história dos filósofos e atualidade, mais importante, com o nosso campo profissional. Isso não é puxar o saco ou algo do gênero, é só contar o quão positivo eu considerei esse semestre. A aula de terça foi o meu escape das preocupações, uma turma gigante, divertida, e uma aula puramente teórica que nos fez colocar em prática habilidades da comunicação.

O vídeo

Como trabalho final a professora Rosana pediu um vídeo sobre A Alegoria da Caverna de Platão e a Ética, aí tu lê e pensa: que diabos de vídeo eu vou fazer com isso? Mentes criativas pensaram e pensaram, comunicadores sabem que a imagem e o áudio precisam ser interessantes, de forma que o espectador não desligue da tela. Foram algumas discussões, uma pesquisa na internet e a inspiração em um trabalho visto no Intercom. Feito, só precisávamos gravar e editar. Só!

Uma sexta-feira de noite, final de semestre, concluindo a monografia, dia de ficar com a Pietra, junta tudo numa noite fria na Unisc e pensa num turno divertido. A Daia, muito eficiente, chegou com o cenário e os nossos personagens, juntamos a câmera, o tripé, o fundo branco e nossas mãos. Gravamos, rimos, caímos, rimos, o cenário caiu, continuamos rindo. Acabamos em duas horas com uns 20 minutos de imagens. Aí completa tudo numa noite de terça-feira, gravar o off das imagens, risadas, cooperação de voz de um colega, mais uns 20 minutos de fita. Finaliza aí, uma manhã na ilha de edição, a Marília nunca mais tinha chegado perto do Premiere, lembra como faz, três horas e meia, tudo editado. E muuuitas risadas durante a manhã, lembrando das risadas anteriores.

Trabalho apresentado, aplauso dos colegas e a reação positiva da professora. Assiste aqui a nossa diversão de filosofia, a prova de que aprender com criatividade é melhor. E a certeza de que se eu tivesse feita essa disciplina lá no segundo semestre não teria tido o mesmo aproveitamento. E mais uma conclusão, só a Comunicação poderia me proporcionar isso! =)

O vídeo, logo abaixo, foi produzido por Marília, Daiane, Vanessa, Gustavo e Marcelo. O making of é da Kiki.



4 comentários:

  1. Somos "profissa" e o vídeo ficou uma gracinha! haha

    É o tipo de coisa que só a comunicação proporciona. Mostrei o vídeo para uns amigos e eles: "Mas assim até é legal aprender filosofia"

    Eles estão certos. Aprendi a gostar, e a entender, a filosofia ;)

    ResponderExcluir
  2. Marília, fiquei muito emocionada com o que escreveste. No início de semestre, you konow, vocês não estavam, não, muito interessadas na minha aula: mais conversavam entre si que outra coisa. Lamentavelmente, tive de dar uma 'chamada' na galera do fundo e, parece-me, tudo começou a funcionar bem! Olha, que turma querida, que meninos carinhosos comigo e que meninas espertas. Parabéns pelo trabalho, pelo profissionalismo, pela experiência coletiva, pela contribuição. Fico muito feliz por ter tocado vocês com minhas aulas. Bons alunos, certamente, são também resultado de bons mestres! Um beijo carinhoso e muito obrigada pelo presente, antecipado, de 50 anos! Rô

    ResponderExcluir
  3. A Rô falou e eu vim conferir. Com certeza, um baita trabalho =)

    ResponderExcluir

#postsrelacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...