segunda-feira, 26 de julho de 2010

Que dia é hoje mesmo?

Hoje, 26 de julho, dia de Santa Ana e São Joaquim, os avós de Jesus. Sendo assim, comemoramos o dia dos avós. E nada mais justo que eu fale aqui dos meus né!? Pois falarei em especial das minhas duas avós que ainda estão neste plano. Duas senhoras de mais de 80 anos, cada uma com suas histórias e com seu jeito.

Da família paterna, a minha Vó Ledi, com 81 anos, adora dormir tarde da noite e acordar depois das 10 da manhã. E de tarde, deitar de novo. Preguiça deve ser de família, puxei a ela este meu lado. Mãe de oito filhos e uma filha, perdeu o marido aos 44 anos e de lá pra cá criou os seus pimpolhos, na época o mais novo tinha uns nove ou dez anos. Vida dura, de quem trabalhou junto com o marido nas gasolinas, Maria Luiza e Brasileira, barcos que traziam o combustível da capital para o interior. Então, hoje, ela merece mais do que nunca curtir o descanso. Ah, sem esquecer que ela faz ginástica. Vovó preguiçosa e ativa.

Agora, da família materna, a minha Vó Carminha, 85 anos, cinco filhos e uma filha, viúva há quase dez anos. Ao contrário da outra, não dorme até tarde, o despertador toca todo dias as 7hrs. Se dormir demais acorda estonteada. Que coisa, nada de compromissos, para que o horário? Coisas de Vó. Ela me cuidou quando eu era bebê, minha primeira “babá”, lá tenho lugar na mesa. A cabeceira, que depois do Vô sempre foi minha. Cheia de manias, com ela aprendi que é falta de educação encher o copo até a boca, que não se começa a refeição antes de agradecer o alimento e que horário de chimarrão é de manhã. Também aprendi que se reponde “Amém” quando eu sou recepcionada com “Deus te abençoe”.

Em poucos pontos são essas as minhas duas avós, aquelas que pra mim não são especiais e lembradas só hoje. Eu quero saber delas todo dia, vê-las quantas vezes for possível. Uma coisa que minha mãe sempre me diz e que eu concordo plenamente, aproveita o máximo que puder, elas já estão velhinhas e nunca sabemos o dia de amanhã. Isso não é pessimismo, é realismo, e vale para tudo. Viva o hoje e não deixe para depois. Seja um abraço, um beijo, um oi. Não espere as datas especiais.

7 comentários:

  1. Belo post Marília. Um grande beijo para todas as avós, e que esse pensamento e lembrança durem 365 dias por ano.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Marília. Afinal, nossos avós sempre são belos exemplos de vida. :D

    http://coisasnessa.blogspot.com/2010/01/exemplos.html

    ResponderExcluir
  3. É marília devemos muito à eles!Sem eles nem estaríamos aqui!Feliz Dia dos Avós pra todos os vovôs e vovós brasileiros e para os meus também!

    ResponderExcluir
  4. Todos os meus avós ainda estão por aqui, e todos se surpreenderam quando eu liguei pelo dia. Ficaram tão felizes... *-* São meus amores, mas #coisamaisamor mesmo é a minha bisa, que eu amo muitão! Que seja todo dia mesmo!!

    ResponderExcluir
  5. Falou e disse Marília, adorei o post! Sinto muita falta do meu avô paterno. Sempre fui extremamente apegada à ele, e, mesmo fazendo sete anos desde sua morte, ainda morro de saudades e lamento a perda. Por isso não canso de dizer que temos de aproveitar ao máximo o tempo com eles! Sintetizou muito bem meu pensamento =) Beijão!

    ResponderExcluir
  6. Adorei teus textos Marília! Parabéns! =)

    ResponderExcluir
  7. 26 de julho? Marilia vai atualizar isso aqui! uhuasuahsuahushaushuahsuahushaus

    ResponderExcluir

#postsrelacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...