sábado, 25 de julho de 2009

Os meus Professores ainda são Mestres

Hoje recebi um email que me fez lembrar um texto que escrevi no início deste ano, mais exatamente em 14 de janeiro. Sobre a desvalorização do professor estadual, no caso. Foi logo após uma das tantas declarações vindas do nosso atual governo estadual. A frase foi igualmente infeliz a que a Governadora disse a poucas semanas, quando chamou os professores de torturadores de crianças ou algo assim. Mas o que isso me diz? Que preciso me cuidar, pois tem uma “monstra” aqui em casa. Só pode ser isso. Mas enfim quero é colocar ele aqui, e divulgar, pois eu enviei para algumas rádios e nenhuma o colocou no ar. Devem ter suas razões, mas eu também tenho as minhas. Aí vai...

Olá, venho dividir com vocês a indignação que está presente aqui em casa e certamente na casa de outros professores estaduais. Sou estudante de jornalismo e ver a situação da minha mãe pesou muito na minha decisão quando optei por continuar o ensino médio e não ingressar no magistério que minha escola, estadual, oferecia. E ao final do curso não fazer vestibular pra letras ou pedagogia. Afinal eu não seria louca de querer viver da mesma forma que ela. Ganhando pouco, trabalhando muito e sendo cada dia mais desvalorizada pelo patrão, ou seja, o governo do estado. Nos últimos anos a situação se agravou, os salários dos grandões cada vez mais altos e os pequenos ganhando cada vez menos. Lendo a Zero Hora de sábado (10/01/09 p. 8) encontrei a seguinte frase na matéria com secretária da EDUCAÇÃO Mariza Abreu: "As coisas que mais me comovem são as que vem de baixo. Professores, a costureira, o porteiro do edifício da minha mãe." Ai ela está se referindo sobre as manifestações de apoio que recebeu quando estava próxima a deixar o governo. Vejam bem onde quero chegar com toda esta ladainha, é para notar como ela se refere aos professores, "as coisas que vem de baixo". E ai dá para se ter uma idéia do que ela acha dos seus subordinados, imagina a indignação de um professor ao ler isso, ela deve ter tido professores na vida, se não nada saberia. Fica ai o meu recado, é para pensar e notar como estão maltratando quem é o responsável pela maior parte do que sabemos na vida. To começando a levar a sério uma piadinha sem graça que rola na internet: "Ser professor é ensinar os outros a ganhar o dinheiro que você não ganhou, por ter escolhido esta profissão."

Só para localizar o email que eu recebi veio com essa charge:



É triste, mas é a realidade. Professores estão cada vez mais desvalorizados, perderam o “status” que tinham. Fica aqui o meu Muito Obrigada àqueles que foram meus mestres, os que ainda são e a minha eterna professora, a minha Mãe (professora estadual). E lembre-se o professor e a escola são para ensinar conhecimentos e aprimorar a educação que vem de casa.

2 comentários:

  1. FILHAMADA!!!Confirmas,a cada dia,cada vez mais, minha certeza que tenho UMA GRANDE JORNALISTA em casa!!!Te amo e minha confiança incondicional é tua!!!Bjs

    ResponderExcluir
  2. Marília achei ótimo!Beijos prof. Dani,a de Artes, lembra?

    ResponderExcluir

#postsrelacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...